Viva o moloko! (resenha de Laranja Mecânica)

13:28 Freaky'M 20 Comments

Olá, pessoal! Eu sou a Maria Fernanda e essa é a minha primeira resenha no blog (aleluia!). Começando pelos clássicos, o primeiro livro que vou resenhar para vocês é Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, uma distopia clássica que eu li nesses primeiros dias de férias. Para visualizar a resenha inteira, clique em 'Mais Informações'

O livro conta a história de Alex, de 15 anos, e seus druguis (amigos), que saem pela cidade durante a noite espalhando terror e praticando atos de extrema violência, até que um dia ele é traído por seus druguis e acaba na cadeia. Na segunda parte do livro, Alex, já há dois anos na cadeia, é cobaia de um  tratamento que tem como objetivo fazer com que os indivíduos que passam por esse tratamento serem "BONS". Já na terceira e última parte do livro Alex sai da cadeia com a pretensão de ter de volta sua antiga vida, mas a realidade é outra, começando pelos efeitos que o tratamento (chamado Tratamento Ludovico) causou nele.
O livro é narrado pelo Alex como se ele estivesse contando sua história aos leitores. Durante toda a narração o protagonista usa uma série de gírias inventadas pelo narrador, chamadas nadsat (que remetem a adolescência). A edição de 50 anos publicada em 2012 (a minha edição) contém um glossário com o significado dessas gírias, porém eu recomendo a quem for ler que não use o glossário, pois é possível saber o significado das gírias pelo contexto e, ao decorrer da história,Você acaba se acostumando e até gostando da narrativa. (Para quem ficou confuso com o título da postagem, moloko é o famoso leite que Alex tanto gosta na história).
Apesar de ser um livro tecnicamente curto, pode ser uma narrativa complicada para alguns entenderem, já que é um livro mais adulto que critica a sociedade e a liberdade. (O título Laranja Mecânica se refere a um organismo submetido a um mecanismo, ou seja, algo orgânico que não tem mais controle sobre si mesmo).
Se você ficou interessado no livro, então eu te recomendo o filme, que é uma ótima adaptação, além de ser muito fiel ao livro. Só uma ressalva antes: o filme contém cenas de violência bem explícitas que podem afetar pessoas sensíveis (e até aquelas nem tão sensíveis assim).
Bom, se você gostou da resenha fale nos comentários e nos siga! Se você já leu o livro resenhado hoje comente o que achou! Um beijo e até mais! 

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, desconhecido! Leia, sim. É um livro maravilhoso!

      Excluir
  2. O layout do seu blog é bacana.
    Tenho muita vontade de ler este livro, fiquei mais ainda.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Leia, você não vai se arrepender! Mas depois volte para falar o que achou! Beijos

      Excluir
  3. O livro parece ser legal!!!Ah ótima resenha mah :)

    ResponderExcluir
  4. Que livro legal!! Ta de parabéns pela resenha Mah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, Tef! Leia o livro que você não vai se arrepender! Um beijo! ❤️

      Excluir
  5. Oi Freaky!
    Uma vez eu peguei este livro para ler, mas acabei não entrando no ritmo. Na época eu não sabia destas gírias, então eu acabava ficando confusa. Gostei de ler sua opinião e acho que vou dar uma chance novamente, pois adoro estórias que criticam a sociedade. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daniela! É como eu disse, quando você não sabe o porquê das gírias acaba ficando confusa mesmo, mas dê sim mais uma chance ao livro, se você gosta do gênero tenho certeza de que vai apreciar a leitura! Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá <3
    Eu já ouvi falar muito no filme, mas nunca soube que tinha um livro.
    Tenho um amigo que assistiu e falou que é perturbador, eu sou bem cagona e não me esqueço rápido das coisas, então provavelmente eu irei ter pesadelos ahsuahs Mas ainda sim parece uma boa leitura (e filme também), então talvez eu eia um dia.
    O que eu achei legal é que ele faz uma crítica sobre algo, coisa que eu gosto bastante em um livro.
    Outra coisa que eu também achei muito interessante é que o filme é fiel ao livro, coisa muito rara hoje em dia. Que isso sirva de exemplo para alguns diretores e.e
    Beijos ♥
    www.algunsr4biscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lara! Bom, se você é medrosa para esse tipo de coisa provavelmente ficaria boa parte do filme de olhos fechados (confesso que eu mesma fiquei um pouco no começo). É um erro comum não saber que o filme é baseado em um livro, eu mesma só fiquei sabendo depois. Bom, se você se interessar pela crítica do livro uma dica que eu dou é ler algumas entrevistas e comentários do auto, porque te faz compreender ainda melhor a mensagem do livro. Um beijo, e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Estou querendo ler esse livro há séculos! Mas são tantos na lista que parece que a vez dele nunca chega! kkkkk Espero lê-lo ainda esse ano! Bom saber que o filme é bem fiel ao livro, geralmente isso não ocorre né? hahaha Mas vou deixar pra assistir ao filme quando ler o livro!
    Beijo e parabéns pela primeira resenha!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Patricia! Espero que você consiga ler ainda esse ano. É um livro muito bom, você não vai se arrepender! Você tem razão, é muito chato quando distorcem o livro no filme, né? Um beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Sou louca para ler esse livro ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    Curte a Fanpage? xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cecilia! Tudo bem? Arranje um tempo para ler o livro, pois provavelmente você vai amar, como eu amei! <3 Um beijoo

      Excluir
  12. Vira e mexe vejo esse livro quando vou comprar algo na submarino ou na americanas, fico interessada pelo título mas sempre esqueço de pesquisar sobre o que se trata ele sahuashu você meio que me livrou dessa u.u
    achei legal a ideia do livro, uma pena que não curto muito esse tipo sabe, de realidade super real, mas achei a proposta mt engraçada <3

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathalia! Uma pena mesmo que você não curta muito o gênero, mas se um dia você mudar de ideia, leia. Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Oi Freaky o/ Como vai?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Mas parece ser bem legal >u< talvez eu leia — se a grana durar e.e — amo livros assim!!!!
    xoxo~
    ☆ Colorful Dream~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Jura que nunca tinha ouvido falar do livro? Que bom que a primeira vez foi aqui! Leia sim, e obrigada por comentar. Beijos

      Excluir